logo RCN

Produção de grãos chega a 184,05 milhões de toneladas

  • Arquivo DR -

 O sétimo levantamento da safra de grãos 2012/13 realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê crescimento de 10,8% na produção nacional, alcançando 184,05 milhões de toneladas. O clima favorável e o aumento na área plantada são alguns dos responsáveis pela elevação.

Os resultados do sétimo levantamento de grãos registram crescimento, sobretudo, da soja (23,4%) e do milho (9,1%), prejudicados na safra anterior palas chuvas irregulares e estiagens prolongadas. De acordo com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller a previsão é de super safra para o segundo semestre. “Devido ao aumento significativo das culturas, estamos trabalhando com o Governo Federal para resolvermos as questões de estoque e de escoamento”, disse.

A cultura de soja está estimada em 81,94 milhões de toneladas contra 66,38 milhões da safra anterior. Já a produção de milho passa de 39,11 milhões de toneladas para 42,69 milhões.

A previsão para a área plantada das culturas também cresceu. O aumento é de 4,2%, ou melhor, 53,04 milhões de hectares contra 50,89 milhões cultivados em 2009/2010. A área de soja representa o maior crescimento, 2,67 milhões de hectares, seguida do milho, com crescimento de 1,02 milhão.

As primeiras culturas da primeira safra de verão (algodão, arroz,feijão, milho e soja) estão em fase adiantada de colheita na Região Centro-Sul. Os grãos de segunda safra (feijão e milho) estão na fase de desenvolvimento vegetativo e floração. Na região Nordeste, exceto áreas do Cerrado, as culturas estão na fase de plantio, principalmente feijão e milho, a outra parte, aguarda regularização das chuvas para inicio de semeadura.

Exigência de Averbação de Reserva Legal em Santa Catarina será suspensa, anuncia Dresch Anterior

Exigência de Averbação de Reserva Legal em Santa Catarina será suspensa, anuncia Dresch

CUSTOS DE PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE E SUÍNOS Próximo

CUSTOS DE PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE E SUÍNOS

Deixe um comentário